Buscando por algumas dicas de moda feminina? Afinal, quem aí nunca passou bons — e longos — minutos na frente do closet pensando em como montar um visual caprichado? Atualmente, este é um dos grandes desafios da mulher moderna: aliar estilo e praticidade ao longo da semana.
Aliás, essa tarefa pode parecer ainda mais desafiadora quando somos, constantemente, surpreendidas por inúmeras tendências!
Afinal, como conseguir obter uma produção sofisticada, adequada para certas ocasiões, que acompanhe as novidades do momento e, de quebra, transmita a nossa personalidade? Até parece que estamos falando de alguma “missão impossível”. Mas, muita calma nessa hora!
Com alguns truques de styling, isto é, roupas que combinem com o seu stylle — e uma pitadinha de bom gosto — é possível aliar todos esses fatores, obtendo a sua melhor versão. É por isso que estamos aqui, fashionista! Hoje, te contaremos as melhores dicas de moda feminina — seja para o escritório, um date ou uma festa com as amigas. Anote!
Conheça o seu corpo
Todas as tendências começam com autocuidado!
Antes de se jogar nas tendências do street style, que tal olhar para o que realmente importa no que diz respeito às dicas de moda feminina 2022?
Nesse caso, estamos falando unicamente de você. Acredite se quiser, mas o autoconhecimento é uma chave certeira na hora de criar uma produção e obter os melhores looks.
E esse pensamento se faz ainda mais necessário ao entendermos que cada pessoa possui um biotipo diferente. Ou seja, nenhum corpo será 100% igual, sendo preciso compreender quais são os seus pontos fracos e as suas principais necessidades.
Somente desse modo você terá facilidade ao escolher trajes capazes de valorizar as suas curvas, evidenciando o que você tem de melhor e de uma forma natural.
Aliás, isso tudo pode ser feito de um jeito bem simples. Primeiramente, analise as suas medidas, observando se você tem um quadril grande ou pequeno; se o seu busto é encorpado ou não, como também, se as suas coxas são grossas ou mais finas.
A partir daí, você estará pronta para sair em busca de vestimentas bonitas, confortáveis e que caiam “como uma luva” na combinação.
E mais! Após realizar essa imersão em suas características, também é válido conferir certos segredinhos curingas para a criação de um visual. Veja algumas dicas de moda feminina para diferentes biotipos:
- As baixinhas podem usar sem medo os looks justos, capazes de evidenciar a silhueta;
- Caso esteja acima do peso, invista em peças que marquem bem a cintura ou que valorizem o seu busto;
- Mulheres com o quadril largo devem utilizar acessórios ou blusinhas que chamem a atenção para a parte superior do corpo;
- Se quiser camuflar a barriguinha, recorra aos tecidos mais grossos e estruturados. As modelagens envelope ou transpassadas também são ótimas pedidas;
- O decote ciganinha é ideal para dar destaque aos ombros e levar mais charme para a região.
Não esqueça dos acessórios
Quando bem escolhidos, os acessórios levam seu look para o next level!
É claro que os acessórios não ficariam de fora das nossas dicas de moda feminina. Para criar produções bem elaboradas e estilosas, nada melhor do que utilizar colares, brincos, anéis e demais elementos prontos para transformar um look simples em algo elegante.
Aqui, é possível deixar a imaginação falar mais alto e brincar com o tamanho das joias, como também, com os seus materiais.
Quer ver um exemplo? Se a proposta é montar uma composição discreta, vale incluir no outfit elementos que sejam discretos, exatamente como aqueles fabricados em Prata de Lei ou Ouro Branco.
Em paralelo, e caso você faça parte do time das mulheres que amam ousar, tudo bem. Diante disso, os brincos alongados, também conhecidos como maxi, e as clássicas gargantilhas possuem um papel especial na combinação.
Versáteis e considerados como grandes aliados das fashionistas contemporâneas, essas joias ficam belíssimas em um look, ainda mais, quando contam com a aplicação de pedras brilhantes e coloridas.
No quesito dicas de moda feminina para o dia a dia, há a possibilidade de utilizar produtos com pedras variadas e por aí em diante.
Combine cores e estampas
Seja criativa! Você vai se surpreender com as peças que você já tem em casa! Verdade seja dita: para ter praticidade, nada como contar com um closet recheado de peças simples e pautadas por tons neutros. Entretanto, quando queremos marcar presença e exalar originalidade, são as estampas e cores marcantes que nos ajudam a nos destacar.
Ainda hoje não é raro encontrar mulheres que adoram o uso de peças com diferentes padronagens, mas se sentem inseguras ao levá-las para o dia a dia.
Você é uma delas? Então, nessa lista de dicas de moda feminina também sugerimos aprender como coordenar corretamente as cores e estampas.
A princípio, pode até parecer difícil, mas com a prática, conseguimos realizar esse processo naturalmente. Espia só as dicas de moda feminina que separamos:
- Comece usando estampas discretas. O poá, o xadrez vichy e as listras finas são ótimas para as marinheiras de primeira viagem;
- Sempre tente coordenar uma estampa com alguma peça que apresente uma tonalidade em comum. Por exemplo: se o fundo da padronagem é azul, adicione no look uma blusa, calça ou acessório do mesmo tom;
- Existe a possibilidade de montar um visual todo neutro e adicionar somente bolsas, calçados e outros itens pontuais com estampas. É um truque seguro e eficiente para evitar exageros;
- Após se tornar experiente, considere misturar diferentes estampas. Poá com floral; listras com animal print e as formas geométricas com xadrez são as nossas sugestões.
Transforme looks com joias curinga
Escolha de maneira inteligente: privilegie joias que vão bem em todas as ocasiões e nunca seja pega desprevenida.
Dando continuidade ao nosso post com dicas de moda feminina, vamos abordar a importância das roupas atemporais. Sabe aquela peça que nunca sai de moda e que está sempre nos highlights nacionais e internacionais?
Pois bem, o seu closet merece contar com alguns desses trajes no dia a dia. Esse é o caso das vestimentas que conversam bem com todos os estilos, podendo ser levadas em inúmeras ocasiões e, de quebra, combinam com uma ampla variedade de looks.
No topo dessa lista de dicas de moda feminina para o dia a dia está a boa e velha calça jeans, especialmente as versões em modelagem reta ou skinny, que transitam bem no office ou fora dele.
Em seguida, vem a camisa branca — um artigo “para todas as horas” e que, recentemente, deixou de fazer parte dos ambientes corporativos, surgindo também em visuais casuais e até no beachwear.
Amou? Prepare-se: existem outras opções que tornarão o seu dia a dia fashion ainda mais assertivo e sofisticado. Nessa seleção, vale incluir:
- Camiseta básica ou com listras;
- Vestidinho preto, o clássico “little black dress”;
- Jaqueta de couro ou jeans;
- Blazer;
- Calça básica de alfaiataria;
- Tênis branco.
Dica bônus
Para reforçar as nossas dicas de moda feminina, lembre-se de apostar em modelos de roupas pautados por tons versáteis. Em outras palavras, aqueles que “vão bem com tudo”. O preto e o branco são os principais, mas, obviamente, você não precisa se limitar a essas alternativas. Fora elas, há o off-white, o cinza, o azul-marinho, o verde-musgo, o bordô e até as tonalidades terrosas. Experimente!
Coloque o conforto em primeiro lugar
Foi-se o tempo em que, para garantir um look estiloso, era preciso vestir roupas apertadas, curtas demais ou que prejudicavam nossos movimentos. Que bom, né?
De uns tempos para cá, as mulheres entenderam que é totalmente possível aliar conforto e sofisticação em um mesmo visual, tendo mais bem-estar e autonomia ao longo da semana.
Com essa informação em mente, acreditamos ser importante evidenciar algumas dicas de moda feminina para o dia a dia que te ajudem a ficar “livre, leve e solta”.
Um segredinho infalível para colocar a ideia em prática é se jogar nas modelagens amplas. Calças do tipo pantacourt, pantalona, mom jeans ou com recorte reto se encaixam tranquilamente na proposta.
Recorrer aos trajes confeccionados em tecidos resistentes e de fibras naturais também é necessário. No decorrer das estações quentes, esses materiais ajudam a pele a respirar melhor, evitando a transpiração excessiva e o desconforto. Entre os queridinhos das estilosas, estão o algodão, o linho, a seda e a lã.
E ainda tem mais! Nos pés, é válido substituir o tradicional salto alto por calçados “arrumadinhos” e confortáveis. Pode ser uma sapatilha, um mocassim, um oxford ou, simplesmente, um tênis branco casual. Quem manda é você!
E aí, gostou de conhecer nossas dicas de moda feminina para arrasar em qualquer ocasião? Se sim! Compartilhe com outras mulheres e nos conte o seu resultado. Estamos torcendo por você!